Macarrão com queijo com caranguejo fresco, endro, limão e pimenta preta 4-6 doses


O caranguejo fresco é um dos meus alimentos favoritos, embora costume reservá-lo para as ocasiões especiais, para que não deixe de ser algo requintado. Geralmente, costumo prepará-lo com receitas simples. Uma boa torrada, uma colher de maionese de alho e um copo de vinho branco bem fresco é tudo o que precisa para desfrutar de um bom dia de verão. Depois, no outono, procuro receitas quentes e mais intensas para o cozinhar. E aqui está esta massa com queijo!


Tempo de preparação: 20 minutos

Tempo de cozedura: 25-30 minutos

INGREDIENTES

400 g de macarrão

50 g de manteiga e um pouco mais para untar

1 dente de alho pequeno, picado fino

50 g de farinha

500 ml de leite gordo

200 ml de nata para bater

50 g de cheddar curado

50 g de parmesão ou pecorino

1 molho pequeno de endro, picado fino

1 colher de chá de mostarda de Dijon

1 limão ralado

200 g de carne de caranguejo fresco

Uma mão-cheia de pão ralado

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta preta de moinho

_________________________________


_______________________________

PREPARAÇÃO

  1. Leve ao lume um tacho de água com sal e coza o macarrão. Deixe cozinhar até estarem tenros. Escorra, passe por


água fria e reserve.

  1. Entretanto, derreta a manteiga numa frigideira e quando estiver a borbulhar, adicione o alho e cozinhe durante uns segundos. Depois adicione a farinha e mexa bem.

  2. Mexa de vez em quando durante a cozedura e depois vá integrando o leite pouco a pouco, até obter um molho branco e fino. Continue a cozinhar o molho, mexendo regularmente até ficar mais espesso.

  3. Adicione a nata, o queijo cheddar e metade do parmesão. Mexa bem até estar tudo derretido.

  4. Introduza o endro, a mostarda, a raspa de limão, a carne de caranguejo e sal e pimenta preta a gosto. Retire o molho do lume.

  5. Misture o macarrão cozido com o molho de caranguejo e endro e deite tudo numa assadeira retangular e funda, de 26 cm, ligeiramente untada com gordura.

  6. Coloque o pão ralado numa tigela com o resto do parmesão, o azeite e um pouco de sal e pimenta e misture tudo bem.



  1. Polvilhe a mistura sobre o macarrão e leve ao forno pré-aquecido com o grill ligado, deixando cozinhar 6-10 minutos ou até a massa estar quente no centro, a borbulhar nos rebordos e dourada por cima.

Notas de cozinha

  • No que respeita a caranguejo, gosto de usar dois terços de carne branca, como a que se encontra nas patas, e um terço de carne castanha, que costuma estar no corpo. Às vezes escolho pessoalmente o caranguejo, é um processo lento, mas muito satisfatório, embora uma boa peixaria também costume ter carne de caranguejo recém-extraída, se tiver pressa.

  • Certifique-se de que o macarrão está bem cozinhado, se escorrer quando ainda está muito al dente, vão absorver todo o molho quando levar ao forno a gratinar.

  • Se o caranguejo não faz as suas delícias, não se preocupe. Pode fazer uma versão igualmente deliciosa desta receita utilizando alho-francês ao vapor e cogumelos salteados. Ambos combinam na perfeição com o endro.


Tabuleiros quadrados disponíveis

Vermelho

Branco

Azul

Laranja


Fuente: lE CREUSET


1 visualização0 comentário